Em: Informativo
17:53 | 03/02/2020

Placa Mercosul passa a ser obrigatória em todo o Brasil!

Nenhum comentário
Placa Mercosul passa a ser obrigatória em todo o Brasil!

Dia 31 de janeiro começou a valer a decisão, que está de acordo com a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definida em julho de 2019, e o Detran que não aderir ao novo padrão não conseguirá emplacar novos veículos.

O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo anterior, e seu uso só será obrigatório apenas nos casos de primeiro emplacamento. A troca da placa cinza para o padrão Mercosul deverá ser feita nos seguintes casos:

– Mudança de município;
– Mudança de estado;
– Roubo, furto, dano ou extravio da placa;
– Casos em que necessite a instalação da segunda placa traseira.

Em todas as outras situações a troca para o padrão Mercosul não é obrigatória, podendo rodar com o modelo antigo até o fim da vida útil do veículo.

Além da adoção do novo padrão de letras e números, o novo modelo passará a ter o fundo totalmente branco e cores diferenciadas de fonte para identificar o tipo de veículo que está rodando, sendo PRETA para carros de passeio, VERMELHA para comerciais, AZUL para oficiais, VERDE para veículos em teste, DOURADO para automóveis diplomáticos e PRATA para veículos de colecionadores.

A placa Mercosul permitirá mais de 450 milhões de combinações, podendo levar mais de cem anos para esgotar as possibilidades, considerando o padrão de crescimento de frotas veiculares no Brasil. Outra grande vantagem da adoção do novo modelo são seus itens de segurança, como o QR Code presente em todas as placas no canto superior esquerdo, que contém números de série, banco de dados do fabricante e estampador do produto, além de possibilitar a rastreabilidade do veículo e dificultar clonagens e falsificações.

O novo emplacamento poderá ser feito por empresas estampadoras credenciadas junto ao Detran de cada estado, não havendo definição de preços por parte do governo federal, ficando a critério do proprietário do veículo buscar o melhor valor na hora de adquirir a nova placa.

Posts Relacionados

  • Nenhum post relacionado.

Faça seu comentário

Comentários

Nenhum comentário