Em: Dicas
14:04 | 22/04/2020

O DESCARTE CORRETO DOS PNEUS

Nenhum comentário
O DESCARTE CORRETO DOS PNEUS

O descarte incorreto dos pneus gera problemas de saúde pública, como a ocorrência de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, e contribuir para bloqueio de escoamentos e esgotos, podendo causar inundações. Para dimensionarmos o tamanho do problema, segundo SEST SENAT, o Brasil descarta pelo menos 450 mil toneladas de pneus por ano, lembrando que demoram em média 600 anos para se decompor na natureza.
Por isso é tão importante o recolhimento de pneus inutilizáveis e sua destinação correta. No Brasil, para cada 100 quilos colocados à venda, as empresas são obrigadas a recolher pelo menos 70 quilos de pneus velhos. Graças ao avanço da tecnologia, a reciclagem do pneu é possível, promovendo a separação e o tratamento de seus componentes para geração de novos produtos. Calçados, pisos industriais, borrachas de vedação e utilização no processo de cogeração energética são alguns dos seus possíveis usos pós reciclagem.
Para que a logística de reciclagem funcione, precisamos nos comprometer para que os pneus tenham um fim ambientalmente correto. Abaixo trazemos algumas dicas de como o consumidor pode colaborar:
• Quando for efetuar a troca do pneu usado por um novo, deixe-o com o revendedor.
• Busque uma borracharia de confiança que assuma o compromisso de descarte correto
• Encaminhe seu pneu usado para algum ponto de coleta disponibilizado pela Reciclanip (Entidade criada pelos fabricantes nacionais de pneus) em todo o Brasil. Acesso o site www.reciclanip.org.br e cheque o ponto de coleta mais próximo à sua residencia.
• Outra alternativa é entrar em contato com a prefeitura e procurar pontos de coleta voluntários

Com atitudes simples de descarte correto, contribuimos para os cuidados com o meio ambiente e saúde pública!

Posts Relacionados

  • Nenhum post relacionado.

Faça seu comentário

Comentários

Nenhum comentário