Em: Dicas
08:00 | 01/02/2018
5 dúvidas frequentes sobre pneus
Nenhum comentárioCom a chegada dos últimos meses do ano, é comum que as pessoas se interessem um pouco mais sobre pneus. Afinal, é o período no qual o (a) motorista está pronto (a) para pegar a estrada e curtir as férias!
Pensando nisso, listamos cinco dúvidas frequentes sobre pneus, para que você possa viajar tranquilo (a) e com segurança. Confira!
1. Como sei o momento de trocá-los por novos?
O recomendado é, em todos os casos, consultar um profissional para ver a viabilidade da troca por novos. Contudo, você mesmo pode verificar, de acordo com o indicativo TWI.
Todo pneu conta com a “tecnologia”, que apresenta-se como um filete de borracha entre os sulcos dos pneus. Veja na imagem abaixo:
Os indicativos têm 1.6mm de altura. Se a borracha do pneu estiver no mesmo nível ou abaixo do TWI, é sinal que eles estão carecas, logo, é o momento de fazer a troca.
2. Posso fazer o rodízio entre os pneus dianteiros e traseiros?
Sim! Geralmente, as próprias fabricantes recomendam que seja feito o rodízio. Entretanto, averigue com um mecânico se a prática é viável para o estado dos pneus.
3. É prejudicial misturar diferentes marcas de pneu em um único veículo?
Sim. Não se deve misturar marcas ao trocar os pneus. Cada fabricante tem as suas medidas e particularidades. Para evitar desalinhamentos e possíveis problemas futuros, opte por uma só marca.
4. Como verificar as informações básicas do pneu?
Todo pneu oferece informações básicas em seu material, como a largura, o perfil e o aro correspondente. Veja na imagem abaixo onde encontrar esses dados, para não errar no momento de fazer a compra:
5. Há prazo de validade?
Não há prazo de validade definido. O motivo é óbvio: tudo vai depender da sua frequência de uso. A “validade”, se assim podemos definir, pode ser medida pela desgaste e pelos indicadores.
Posts Relacionados
Comentários
Nenhum comentário