Em: Dicas
20:35 | 06/08/2015

Dicas de direção

Nenhum comentário
Dicas de direção

Não carregue peso morto
Isso vale para objetos ou até mesmo para os litros a mais no tanque. Um litro de combustível pesa 0,75 Kg. Os aviões, por exemplo, abastecem o suficiente para uma rota, sem ficarem com os tanques cheios. Isso porque o peso pode aumentar o consumo de combustível. Por isso, mantenha o tanque de combustível com volume suficiente, sem correr o risco de pane seca, e evite bagagens desnecessárias.

Troque as marchas na hora certa
Aprenda a escutar o motor. Você pode economizar ate 30% sabendo o que o seu motor pede. Portanto, não troque as marchas no limite da rotação e evite a troca desnecessária. O melhor consumo é obtido com o menor número trocas.

Ar condicionado ou janelas abertas?
Qual deles gasta mais combustível? Tudo é uma questão de velocidade.
Acima de 70 km/h e com os vidros abertos, cria-se o arrasto, que é quando o vento “segura” o carro. Isso faz com que seja exigido do motor um esforço maior aumentando o consumo.
Abaixo desta velocidade, o atrito aerodinâmico não é suficientemente forte para que o consumo aumente. Portanto, fecha as janelas e ligue o ar condicionado quando estiver acima de 70 Km/h.

Acelerou? Não tire as mãos do volante
Utilizar o celular, sintonizar o rádio a toda hora, acender cigarros, apoiar o braço na janela, retocar a maquiagem… Com o carro em movimento, nem pensar! Lembre-se que andando a 40 km/h, dois (2) segundos equivalem a, aproximadamente, 22 metros. O tempo que se leva pra fazer uma dessas ações pode ocasionar em um acidente.

Ajuste o cinto
Deixe o cinto de segurança afastado do pescoço. Ele só é seguro quando colocado no lugar certo. Ou seja, o cinto deve ficar cruzado no meio do peito.

Distancie do carro da frente
Grudar no veículo que vai a frente é um passo para bater! Mantenha uma distância segura para ter tempo de frear ou de efetuar uma manobra de emergência.

Dica prática:  Sempre consiga enxergar o segundo carro que vai adiante e/ou nunca perca de vista os pneus dianteiros do carro que vai à frente.

 

Tags:

Faça seu comentário

Comentários

Nenhum comentário