Em: Dicas
13:04 | 18/01/2019

PNEU CARECA? CUIDADO!

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PNEU CARECA? CUIDADO!

Tomar uma multa não é o único risco de se andar em um veículo com um pneu careca. Além de estar se expondo à infração de trânsito – que, aliás, vale até mesmo para o estepe – o motorista também está se arriscando a uma derrapagem, aquaplanagem e perda da eficiência dos freios.

Juntos, estes fatores representam uma diminuição considerável na segurança dos ocupantes, aumentando a chance de acidentes. De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), os pneus são componentes que fazem parte do sistema de suspensão do carro.

Assim, entre suas funções, está a do amortecimento de vibrações e, principalmente, a de fornecer atrito com o solo. A perda de atrito é de onde surgem os riscos de um pneu desgastado.

Quando se diz que um pneu ficou careca, quer dizer que os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. Quando isso ocorre, o pneu não funciona como deveria. Até antes mesmo de ficarem completamente carecas, se os sulcos estiverem rasos, o veículo já não é capaz de proporcionar a segurança adequada.

Um pneu em boas condições, deve oferecer aderência. Assim, ele ajuda na direção do veículo em curvas, e também quando os freios são acionados. Se oferecer menos atrito, o carro pode derrapar nas curvas e durante frenagens.

Já os sulcos são os responsáveis por garantir a dirigibilidade do carro em condições de chuva ou sobre piso molhado. Isso ocorre porque a água é drenada pelos frisos. Se for um pneu careca, ele vai subir na água, perdendo a aderência com o solo totalmente. Com isso, o motorista perde o controle do veículo, em um fenômeno conhecido como aquaplanagem.

O risco de pneus desgastados é tão alto que o motorista não deve esperar eles ficarem totalmente carecas – ou lisos – para fazer a substituição. Ela deve ser feita quando a profundidade dos sulcos se tornar insuficiente.

De acordo com a lei, essa medida não pode ser menor que 1,6 milímetro. Há, inclusive, um dispositivo no próprio pneu que mostra quando os frisos estão exageradamente rasos. Ele é o TWI, ou “indicador de desgaste dos sulcos”, na sigla em inglês.

O TWI é um “tijolinho” de borracha que fica no fundo dos frisos. Quando o desgaste alcança 1,6 mm, esses “tijolinhos” se tornam visíveis, indicando que está na hora da substituição.

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