Em: Dicas
19:53 | 19/07/2018

E as crianças, vão aonde? – O uso da cadeirinha

Nenhum comentário
E as crianças, vão aonde? – O uso da cadeirinha

Estamos na época de férias escolares, e logo já vem a preocupação: o que fazer com a criançada?


Viajar é sempre uma ótima opção, mas para quem não pode ir viajar, pequenos passeios também contam.
E nesse clima de diversão, não podemos esquecer a segurança, seja para uma viagem longa ou um pequeno passeio pela cidade, aonde as crianças devem ir no carro?

O Código Brasileiro de Trânsito exige que todas as crianças com menos de 10 anos sejam transportadas no banco de trás e, abaixo dos 7 anos, tenha assento especial conforme a idade, altura e peso.
Segundo a ONG Criança Segura, que tem como missão promover a prevenção de acidentes de crianças e adolescentes, o uso desses assentos é a melhor opção para manter a segurança da criança e curtir as férias bem tranquilamente.

Posso usar apenas o cinto?

Não! Não pode!
Mais do que o valor da multa e os pontos na carteira, o cinto de segurança é projetado para adultos de no mínimo 1,45m de altura. Para bebês e crianças, esses dispositivos são grandes demais, além de não reter bem o pequeno passageiro, ficam posicionados inadequadamente sobre partes frágeis e sensíveis como rosto, pescoço e abdome.

E qual assento devo usar então?

Cada idade e tamanho, ira demandar uma opção diferente para a segurança do seu pequeno, sendo categorizado em três tipos:

bebê conforto
Bebê conforto
São cadeirinhas projetadas para bebês até 1 ano de idade ou com peso máximo de 13kg. Devem ser instaladas no sentido contrário ao movimento do carro e no meio do banco traseiro. Esse tipo de equipamento possibilita retirar o bebê de dentro do carro com a própria cadeirinha através do “travel system”.

cadeirinha
Cadeirinha
Deve ser usada até aproximadamente a criança ter 18kg. Esse tipo de assento já permite que a criança vire para a frente, mas continua sendo posicionado no meio do banco.

assento de elevação
Assento de elevação (Booster)
Como o nome já diz, tem a função de fazer com que a criança fique mais alta e permite que ela possa usar os cintos comuns do carro na posição correta. É recomendado que seja usada até a criança atingir a altura de 1,45m e cerca de 10 anos de idade.

E como devo usar esses assentos?

O ideal é seguir o manual do fabricante para realizar a instalação da cadeirinha, e também tomar outras medidas de segurança:

• Travar a abertura das portas traseiras. Use a trava que impede que elas sejam abertas por dentro;
• Mantenhas os vidros quase fechados. Permitindo apenas a entrada de ar para ventilação;
• Nunca transportar as crianças no colo;
• Nunca transportar crianças no porta malas e caçambas;
• Não usar um mesmo cinto para duas ou mais crianças;
• Aguardar o tamanho e idade ideais para a criança poder andar sem nenhum tipo de cadeirinha;



Além disso, é sempre importante manter seu veículo revisado, inclusive os pneus, que estando em boas condições, garante além da segurança dos pequenos, a sua também!

Posts Relacionados

  • Nenhum post relacionado.

Faça seu comentário

Comentários

Nenhum comentário