Em: Dicas
08:00 | 01/02/2018

5 dúvidas frequentes sobre pneus

Nenhum comentário
5 dúvidas frequentes sobre pneus

Com a chegada dos últimos meses do ano, é comum que as pessoas se interessem um pouco mais sobre pneus. Afinal, é o período no qual o (a) motorista está pronto (a) para pegar a estrada e curtir as férias!

Pensando nisso, listamos cinco dúvidas frequentes sobre pneus, para que você possa viajar tranquilo (a) e com segurança. Confira!

1. Como sei o momento de trocá-los por novos?

O recomendado é, em todos os casos, consultar um profissional para ver a viabilidade da troca por novos. Contudo, você mesmo pode verificar, de acordo com o indicativo TWI.

Todo pneu conta com a “tecnologia”, que apresenta-se como um filete de borracha entre os sulcos dos pneus. Veja na imagem abaixo:

Os indicativos têm 1.6mm de altura. Se a borracha do pneu estiver no mesmo nível ou abaixo do TWI, é sinal que eles estão carecas, logo, é o momento de fazer a troca.

2. Posso fazer o rodízio entre os pneus dianteiros e traseiros?

Sim! Geralmente, as próprias fabricantes recomendam que seja feito o rodízio. Entretanto, averigue com um mecânico se a prática é viável para o estado dos pneus.

3. É prejudicial misturar diferentes marcas de pneu em um único veículo?

Sim. Não se deve misturar marcas ao trocar os pneus. Cada fabricante tem as suas medidas e particularidades. Para evitar desalinhamentos e possíveis problemas futuros, opte por uma só marca.

4. Como verificar as informações básicas do pneu?

Todo pneu oferece informações básicas em seu material, como a largura, o perfil e o aro correspondente. Veja na imagem abaixo onde encontrar esses dados, para não errar no momento de fazer a compra:

5. Há prazo de validade?

Não há prazo de validade definido. O motivo é óbvio: tudo vai depender da sua frequência de uso. A “validade”, se assim podemos definir, pode ser medida pela desgaste e pelos indicadores.

 

 

Tags:

Faça seu comentário

Comentários

Nenhum comentário